O lar e a família
- Marcelo Guzzon
- 28 de mai. de 2019
- 3 min de leitura

Família sempre é uma questão que envolvem muitas particularidades. Para uns a família trás alegrias incontáveis e de porto seguro, para outros é prova de angústias e privações.
No livro dos espíritos Allan Kardec pergunta sobre a necessidade de convivermos em sociedade, na pergunta 766 do Livro dos espíritos.
766. A vida social está em a Natureza? “Certamente. Deus fez o homem para viver em sociedade. Não lhe deu inutilmente a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação.”
Portanto é uma lei natural de Deus o convívio em sociedade para que busquemos em conjunto de nossas aptidões e virtudes, o progresso moral e intelectual. Com isso o homem se organiza em núcleos familiares onde espíritos simpáticos se reúnem a fim de auxiliar-se mutuamente na evolução durante a vida corpórea.
É no seio familiar que devemos buscar o primeiro movimento rumo a reforma íntima, buscando compreender uns aos outros. Então qual é o nosso papel na nossa casa?
Se o lar possui conflitos nosso papel é apaziguar e tentar resolvê-los. O lar deve ter uma energia de paz para que todos possam relaxar e se amar, se no lar as pessoas vivem em conflito dificilmente as pessoas serão felizes, a energia que predomina é a do conflito e isso impede a felicidade no lar que necessita de harmonia.
É importante lembrar que todos os espíritos que encarnaram na mesma família não reencarnaram juntos por acaso, assim os familiares podem trabalhar suas questões internas e externas com o auxílio de seus entes queridos. Quando espíritos que tiveram problemas em encarnações passadas encarnam juntos é mais difícil a convivência devida as rusgas que trazem consigo. Mesmo assim é possível que eles se entendam e se perdoem, dessa forma podem seguir seus caminhos rumo a perfeição.
Cada ser encarnado trás consigo uma egrégora de espíritos que o acompanha, esses espíritos se aproximam por afinidade energética e/ou de pensamento/atos. Se seu lar está com energia mais densa e irritadiça é preciso que faça uma avaliação de onde vem esta energia, se identificar o foco ele pode ser tratado. Isso pode ser modificado com a mudança de conduta da pessoa que espalha este tipo de energia no lar.
Na limpeza energética do lar muitas práticas podem ser feitas e dependendo da crença dos residentes elas vão desde rituais a orações. Há quem use pedras/cristais para filtrar a energia do ambiente, há quem use plantas, incensos, defumadores, música de vibração mais edificante. Existem também exercícios energéticos que podem ser praticamos pelas pessoas e ao se limparem acabam auxiliando ao emanarem energia mais sutil.
No espiritismo kardecista é praticado o culto do evangelho no lar, o culto do evangelho no lar é uma prática que se feita com regularidade auxilia na limpeza energética do lar protegendo-o contra influências de energias mais densas.
Inicialmente é feito uma prece inicial para começar o culto (algumas pessoas leem alguma passagem de algum livro de mensagens mais curtas e edificantes antes da prece). Após a prece inicial é feito o estudo do evangelho segundo o espiritismo, pode ser feita ao acaso ou seguindo de forma contínua todo o evangelho. Depois de lida a passagem do evangelho, as pessoas comentam o que entenderam e/ou aprenderam com aquela passagem, depois do debate é feita a prece final e o encerramento do culto do evangelho no lar.
Também pode-se colocar uma garrafa de água durante o culto e ao final algum participante pode irradiar suas boas energias na água para que todos possam beber ao final do culto a água magnetizada por estas boas energias.
Estudar o Evangelho de Jesus possibilita compreender os ensinamentos cristãos, cuja prática nos conduz ao aprimoramento moral.
Criar em todos os lares o hábito de se reunir em família, para despertar e acentuar nos familiares o sentimento de fraternidade.
Pelo momento de paz que o Evangelho proporciona ao Lar, pela união das criaturas, propiciando a cada um uma vivência tranquila e equilibrada.
Higienizar o Lar por pensamentos e sentimentos elevados e favorecer a influência dos Mensageiros do Bem.
Facilitar no Lar e fora dele o amparo necessário diante das dificuldades materiais e espirituais, mantendo operantes os princípios da vigilância e da oração.
Elevar o padrão vibratório dos componentes do Lar, contribuir com o Plano Espiritual na obtenção de um mundo melhor e tornar o Evangelho conhecido, compreendido, sentido e exemplificado em todos os ambientes.
Somos todos uma única família cósmica universal, onde todos somos irmãos do mesmo pai que é Deus. Ao internalizarmos isso teremos mais facilidade em compreender nosso familiar mais embrutecido e teremos resignação para buscar o entendimento com o espírito. Somos irmãos, nos amemos.
Brilha a tua luz!
Fonte:
O Livro dos espíritos
Commentaires