top of page

Os fluidos - parte 2

  • Foto do escritor: Marcelo Guzzon
    Marcelo Guzzon
  • 15 de mai. de 2019
  • 3 min de leitura


Como o fluido circula pelo organismo?

A atividade do princípio vital é alimentada durante a vida pela ação do funcionamento dos órgãos, do mesmo modo que o calor, pelo movimento de rotação de uma roda. Cessada aquela ação, por motivo da morte, o princípio vital se extingue, como o calor, quando a roda para de girar. O efeito produzido por esse princípio sobre o estado molecular do corpo subsiste, mesmo depois dele extinto, como a carbonização da madeira subsiste à extinção do calor.

O fluido vital também é chamado de fluido nervoso ou magnético, que vitaliza os órgãos, tecidos e células humanas.


A quantidade de fluido vital nos seres e sua transmissão

A quantidade de fluido vital não é igual em todos os seres viventes orgânicos: varia segundo as espécies e não é constante no mesmo indivíduo, nem nos indivíduos de uma mesma espécie.

Há os que estão, por assim dizer, saturados de fluido vital, enquanto outros o possuem apenas em quantidade suficiente. É por isso que uns são mais ativos, mais enérgicos, e de certa maneira, de vida super abundante.

São três as principais condições onde o fluido vital terá uma participação ativa:

a) Animalização da matéria: o fluido vital é a força motriz dos seres orgânicos; o elemento que dá impulsão aos órgãos, movimento e atividade à matéria organizada;


b) Mediunidade de efeitos físicos: o fluido vital é um dos constituintes do ectoplasma, material de que se utilizam os espíritos nas manifestações mediúnicas de efeitos físicos. Os médiuns aptos à produção de tais fenômenos liberam essas energias com mais facilidade;


c) Curas espirituais: nos processos de cura espiritual onde são utilizados energias dos encarnados, o fluido vital será o principal elemento a ser transfundido para o enfermo. Quem o possui em melhor condição pode doá-lo àquele que necessita dele e fazer retornar à saúde uma criatura doente. Nos processos de "moratória espiritual", onde o encarnado recebe permissão para continuar na terra por mais alguns anos, estará ele recebendo determinada carga de fluido vital, para renovar as suas reservas já combalidas.


Propriedades do fluido:

1. Expansibilidade do fluido

É o aumento do volume. A gente libera energia por uma forma semelhante ao processo de evaporação. Logo, o espaço imediatamente ao nosso redor, onde se manifesta a expansão desse fluido, torna-se uma área sensível capaz de, nas proximidades de alguém, possibilitar a percepção do estado emocional dessa pessoa pela simples sensação captada através dos fluidos expandidos por ela.

1.1 A irradiação

No trabalho da irradiação, o endereço da pessoa a ser ajudada é lido, permitindo a mentalização, a fim de promover o socorro. conhecendo o endereço, a mente é levada até lá e propicia a condução do fluido. Contudo, caso não se conheça o local onde reside o paciente, basta mentalizar a pessoa necessitada e liberar o fluido, colocando-o em movimento, simplesmente pelo desejo de socorrer essa pessoa.

2. Penetrabilidade do fluido

Capacidade do fluido de penetrar todos os outros materiais que existem no nosso mundo. O fluido faz parte desse domínio da matéria muito sutil. A matéria, como conhecemos, está numa fase em que nós não percebemos, ela contém espaços. Por isso os fluidos, por serem muito sutis, ultrapassam qualquer matéria que existe na terra. na hora do passe não precisa tirar a bolsa do colo porque o fluido penetra qualquer coisa percebida pelo nosso sentido do tato.

Conforme vamos agregando informação, como se fôssemos um trabalhador de uma indústria, vamos conseguindo mais segurança e destreza na manipulação das ferramentas para o serviço. Portanto, o rendimento vai tornando-se muito maior, uma vez que o desgaste será menor, proporcionalmente a maior qualidade. Por isso é necessário estudar de forma contínua para sempre se aprimorar.

Brilha a tua luz!


Fonte:

Livro A Gênese – Allan Kardec

Apostila do curso de passe CEANE


 
 
 

Comments


©2019 by Conteúdo espiritualista. Proudly created with Wix.com

bottom of page